Celulares smartphone no ensino-aprendizagem de composição musical

Autor(es): Bruno da Silva Borges , Alexandre Fritzen da Rocha,
Orientador: Patrícia Pereira Porto
Quantidade de visulizações: 49

Celulares smartphone no ensino-aprendizagem de composição musical
Os celulares smartphone estão cada vez mais presentes em metodologias contemporâneas de ensino. No âmbito da educação musical, essas ferramentas podem ser bastante proveitosas. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar possibilidades e estratégias de ensino da criação musical com o celular. Os objetivos específicos incluíram averiguar processos de utilização de celulares smartphone em produções musicais, pesquisar aplicativos de gravação e edição de som com instrumentos virtuais para o celular, explorar processos metodológicos sobre a utilização de aplicativos para celulares smartphone na produção musical, elaborar uma proposta metodológica de ensino e aplicá-la em uma participante. Para tanto, realizou-se inicialmente um levantamento de dados bibliográficos sobre a utilização de celulares na educação e em produções musicais. Posteriormente, foi desenvolvida uma proposta pedagógica de composição musical com smartphone, proposta esta testada em uma participante. Por fim, após a experiência da composição musical, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a participante, visando discutir e analisar os dados. Os resultados apontaram que, nesta pesquisa e com esta participante em específico, foi possível criar e ensinar música com o smartphone, posto que a maioria desses dispositivos possui capacidades técnicas que viabilizam sua utilização em aula. Ademais, a participante demonstrou ter desenvolvido conhecimentos suficientes para criar outras músicas posteriormente, além de relatar sua satisfação com o aplicativo utilizado. Conclui-se que além de uma ferramenta de apoio, o celular tem potencial para ser um meio predominante de ensino de criação musical, mas que para isso, são necessários mais estudos sobre sua utilização, principalmente em contextos com maior número de participantes e com um recorte temporal ampliado.

Palavras-chave: celular na educação, composição musical com o celular, piano-roll e ensino de música