O ENSINO DA HISTÓRIA DA ARTE E A INVISIBILIDADE FEMININA NA OBRA DE E. H. GOMBRICH

Autor(es): Cláudio da Costa
Orientador: Silvana Boone
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Autorias masculinas e as lacunas historiográficas femininas na história da arte
A partir da investigação bibliográfica nos livros de história da arte publicados em português, no Brasil e referências específicas, na sua maior parte em literatura estrangeira, utilizados para fins de ensino de história da arte em escolas e universidades, nos últimos cinquenta anos, constatou-se o apagamento das artistas mulheres de uma forma geral nos livros referência de história da arte. Assim, este trabalho aponta reflexões sobre a ausência de mulheres artistas no conjunto da obra "A história da arte", de Ernst Hans Gombrich, livro de referência para a história da arte ocidental. Após a análise, constatou-se a citação de uma única mulher artista, a gravurista alemã Käthe Kollwitz(1867-1945), e a partir disso buscou-se entender as razões para essa citação única, bem como a ausência feminina em uma obra literária reeditada quinze vezes em mais de cinquenta anos (1950-2001), atingindo setecentas páginas nas últimas edições e traduzida em mais de trinta idiomas. É considerado livro fundamental para os estudos de história da arte, a ponto de ser considerado pela crítica como a “bíblia” da história da arte. Desta pesquisa culminou na produção de artigo científico que se encontra sob avaliação por revista especializada. Após o encaminhamento do artigo, iniciou-se uma nova fase de trabalho cujo objeto de estudo consiste na coleta de depoimento de professoras artistas de Caxias do Sul, a fim de, futuramente, compor uma espécie de documentário/registro do ensino da arte no município e região. Foi realizada uma entrevista experimental, que teve como roteiro, além da coleta de dados biográficos, atuação curricular e questões que buscam apontar porque a arte é uma necessidade alám de questões envolvendo possíveis preconceitos enquanto mulher artista e o papel da cidade de Caxias do Sul e da universidade na trajetória de artista. A escolha por esse viés é devido àa obra de Gombrich, mas também no desconhecimento de como o ensino da arte é construído localmente buscando valorizar a trajetória individual de cada professora/artista e coletivamente, a dedicação ao ensino da arte na região.     

Palavras-chave: História da arte, Mulheres artistas, E.H. Gombrich