Transformação da interface do Sistema de Informação Ambiental (SIA) usando conhecimentos básicos de User Experience

Autor(es): Érika Luísa Canuto Bonno , Luiz Afonso Baron Bortoluzzi,
Orientador: Vania Elisabete Schneider
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Transformação da interface do SIA usando conhecimentos básicos de UX
Um sistema de informações abrange métodos organizados para armazenar, coletar e disseminar dados que representam informação para o usuário e cliente. O mesmo pode possuir diversas possibilidades de aplicações e modelagens para a gerência de dados, adequando-se ao escopo de uma ferramenta de apoio em tomadas de decisão. O Sistema de Informação Ambiental (SIA) é uma plataforma web subdividida em módulos de qualidade da água, fauna e clima com dados correspondentes à bacia hidrográfica Taquari-Antas. Sua utilidade é fornecer informações de forma rápida e precisa para pesquisas científicas, órgãos ambientais e hidrelétricas mantenedoras do projeto, tais como a Brookfield, Elera, Certel e Ceran. O SIA vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Saneamento Ambiental da Universidade de Caxias do Sul desde 2009 e, ao longo desse tempo, sua aparência e usabilidade se tornaram obsoletas devido ao surgimento de novas tecnologias. Desse modo, o objetivo foi desenvolver protótipos de tela para a plataforma devido à necessidade da modernização da aplicação, e com isso a oportunidade de aplicar os princípios básicos de UX (User Experience). UX é um termo relativamente novo, introduzido e popularizado na década de 90 por Donald Norman, o qual tem como objetivo melhorar tudo relacionado à experiência do usuário com certo produto. O UX inclui desde a aparência até a acessibilidade, ou seja, o quão facilmente o usuário poderá aprender a usar certo produto intuitivamente. Para que o processo de transformação do SIA fosse possível, está sendo desenvolvido o protótipo de componentes e telas juntamente com seus respectivos testes e validações por parte das mantenedoras do projeto. Uma das maneiras mais efetivas de criar produtos viáveis mínimos é através da prototipação da experiência - um protótipo é uma aproximação da experiência que permite simular o uso do produto antes da entrega do projeto final. Como resultado, os protótipos apresentam exemplos de uma interface mais organizada, moderna e intuitiva para a plataforma, visando melhorar a usabilidade, a experiência do usuário e acelerar o processo de desenvolvimento.

Palavras-chave: User Experience, UX design, Sistema de informação