Realizado anualmente, o Encontro de Jovens Pesquisadores da UCS é o evento que congrega todos os estudantes envolvidos em atividades de iniciação científica e tecnológica que, juntamente com seus orientadores, apresentam e discutem com seus pares os resultados das pesquisas que realizam. É um espaço de excelência acadêmica, onde se manifestam os inúmeros significados intrínsecos à missão da Universidade: a construção de conhecimentos, o processo ensino-aprendizagem, a troca de saberes e experiências entre a comunidade interna e externa e a formação, pelo acadêmico, de uma visão mais crítica e apurada da sua futura profissão e do seu papel como cidadão ético e responsável.

Os programas de iniciação científica e tecnológica estão articulados às atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico, o que favorece a participação do acadêmico em um conjunto de atividades que o estimulam a pensar criticamente e a exercitar sua capacidade criadora e inovadora, despertando sua vocação científica, ainda no decorrer da graduação.

Simultaneamente ao XXV Encontro de Jovens Pesquisadores, será realizada a VII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia, uma recomendação do CNPq que visa destacar a produção dos estudantes que atuam em projetos de inovação e tecnologia.Inscrições
As inscrições de trabalhos no XXV Encontro de Jovens Pesquisadores e na VII Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia podem ser efetuadas até as 24horas do dia 21 de julho de 2017. 

Acadêmicos da UCS
A inscrição será efetuada mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição de Trabalho, disponível na página inicial do site do evento. É importante verificar se o seu nome consta na lista de pré-inscritos para participar do evento.

Acadêmicos de outras instituições
A inscrição será efetuada mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição de Trabalho e o pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 40,00, através de depósito bancário identificado no:

Banco do Brasil 
Agência: 3412-6
c/c 30.5548-5
Código identificador nº 000.867-2
Atenção: é obrigatório assinalar o código identificador, que determinará o destino do depósito.

O comprovante de pagamento da taxa inscrição, constando o nome do aluno inscrito, deve ser enviado, para o e-mail pesquisa@ucs.br, depois de ter sido digitalizado. Prazo limite para envio do comprovante: até o dia 11 de agosto de 2017.


Apresentação de Trabalhos
A data, horário e local da apresentação oral, bem como da exposição dos pôsteres serão informados a partir do dia 5 de setembro, no site do evento.

Lembramos que os bolsistas das modalidades PIBIC-PIBIT/CNPq e PIBIC-EM/CNPq e PROBIC-PROBIT/FAPERGS apresentarão seus trabalhos em forma de pôster e em exposição oral.

Avaliação 
Os trabalhos dos acadêmicos que participam do PIBIC-PIBIT/CNPq e PIBIC-EM/CNPq e PROBIC-PROBIT/FAPERGS serão avaliados pelos Comitês do CNPq e da FAPERGS. Os demais trabalhos serão avaliados pelos Comitês Assessores de Pesquisa da UCS.

Certificados 
Os dados informados na ficha de inscrição serão utilizados para a emissão do certificado de participação. Os participantes do evento podem imprimir o seu certificado com o seu usuário e senha na área restrita aos inscritos no site do evento, após o encerramento do evento.

Orientações
Resumos - Formatação 
O resumo do trabalho, com no máximo 2,5 mil caracteres(incluindo espaços e pontuação), deverá conter uma breve introdução sobre o problema estudado, uma descrição da metodologia empregada, uma síntese dos resultados e as principais conclusões. Além disso, o resumo também será avaliado quanto à clareza, objetividade, coesão e coerência. O resumo deverá ser feito em 01 (uma página) e não deve conter fórmulas, gráficos, imagens. Essas informações poderão ser colocadas nos pôsteres.

Cabe ao professor-orientador revisar o texto a ser inscrito no evento. Os resumos integrarão a publicação dos anais do evento e serão publicados exatamente como forem enviados, sem qualquer modificação. Os textos que não atenderem aos padrões da língua culta poderão ser recusados para publicação. 

Mesmo que um projeto tenha a participação de mais de um bolsista, cada um deverá apresentar o seu próprio resumo, de acordo com o seu plano individual de trabalho no projeto. 
 
Exposição oral 
O estudante terá 10 minutos para sua apresentação e mais 5 minutos para responder a eventuais perguntas da plateia. Recomenda-se total atenção ao cumprimento do horário determinado. É obrigatória a presença do orientador no momento da apresentação de bolsistas da UCS. É de responsabilidade dos acadêmicos a organização dos slides de suas apresentações em programas compatíveis com OpenOffice e Power Point, além de levar uma cópia em PDF.

Exposição em pôster 
O pôster deverá ter dimensões de 60cm de largura x 90cm de altura. Os primeiros 5 cm na parte superior e os últimos da parte inferior do pôster serão utilizados para o acabamento. Cada pôster deverá conter: título, sigla do projeto, nome do bolsista e orientador sublinhados, objetivo, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências bibliográficas. No canto superior esquerdo do pôster deve ser indicada a modalidade de bolsa de iniciação científica do autor do trabalho. No caso de atividade voluntária, deve ser indicado: Atividade voluntária em pesquisa. O arquivo do pôster deve ter no máximo 5Mbytes.

Faça o download do logotipo da UCS, caso seja necessário anexar ao pôster, clicando aqui.


Se possível, os resultados deverão ser ilustrados com fotos, gráficos e tabelas e o texto deve ser resumido ao mínimo necessário.

IMPORTANTE 
Sobre a impressão dos pôsteres (somente para estudantes da UCS): 
Os arquivos dos pôsteres a serem impressos deverão ser enviados pelo site do evento em formato PDF, entre 4 e 28 de agosto de 2017. Solicita-se a colaboração dos acadêmicos no cumprimento do prazo. É responsabilidade da UCS a impressão dos pôsteres dos estudantes da Instituição.
Os acadêmicos de outras instituições, que apresentam trabalhos no Encontro, devem trazer seus pôsteres para exposição.

Quimica