Docência e Inovação no contexto do Ensino Superior
Autor(es): Deise Gabriela Cavalheiro
Orientador: Andréia Morés
Quantidade de visulizações: 522
A presente pesquisa está vinculada ao Núcleo de Inovação e Desenvolvimento Observatório de Educação da Universidade de Caxias do Sul. Tem como objetivo geral investigar e aprofundar os conhecimentos acerca da inovação durante a formação na Educação Superior. Além disso, investiga os processos de formação dos professores para a docência e os paradigmas que sustentam essas práticas. O estudo foi organizado em duas fases: a primeira, já concluída, constituiu-se de um processo metodológico bibliográfico sobre a temática em questão em fontes como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e a Rede Scielo, além de um levantamento dos dados das escritas dos participantes da pesquisa. A segunda fase encontra-se em andamento e é composta pela organização dos dados construídos e pela análise dos discursos das escritas proferidas por 18 estudantes (de diferentes áreas do conhecimento) de um programa de Pós-Graduação de uma universidade da região sul do país. A análise parcial dos dados apresenta resultados significativos no que tange à inovação na formação e na prática docente vivenciados pelos estudantes no contexto da Educação Superior. A partir dos discursos dos participantes da investigação, é possível interpretar que os processos formativos que vão se constituindo ao longo da vida e das trajetórias profissionais acabam por nortear as ações que serão adotadas pelos docentes em sua prática profissional no futuro. Quanto aos saberes necessários ao exercício da docência no Ensino Superior, evidencia-se a propensão unânime em afirmar que a formação profissional em uma determinada área não é o suficiente para o exercício da docência. Essa lacuna na formação do docente é referida pelo grupo como um dos motivos que suscitam a busca pelo aperfeiçoamento profissional docente. Além disso, questões sobre como melhorar a performance em sala de aula e como ensinar de uma maneira efetiva e ajudar na aprendizagem dos alunos foram os desafios frequentemente levantados pelos participantes. Identifica-se, ainda, que a pedagogia e a formação de professores universitários passam por desafios, sendo assim é necessário refletir sobre novos caminhos para responder à demanda da docência no Ensino Superior.
Palavras-chave: Docência, Inovação , Ensino Superior