Participação na obra de Paulo Freire: percurso teórico e prático
Autor(es): Luan Moraes
Orientador: Sandro de Castro Pitano
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Através de uma metodologia teórica de base bibliográfica, este estudo tem como objetivo investigar, em perspectivas teórica e prática, a aplicação do conceito de participação no pensamento e obra de Paulo Freire, almejando compreender as dimensões políticas e pedagógicas que permeiam a elaboração de sua teoria. Busca-se explorar e analisar as influências teóricas incorporadas pelo autor e conceitos identificados com a esfera participativa, ao mesmo tempo que se investiga as experiências históricas, que o teriam influenciado na aplicação do conceito “participação” como premissa fundamental. Com essa pesquisa, pretende-se contribuir e aprimorar os estudos sobre o pensamento freireano, considerando a coerência indispensável às bases teóricas e práticas que o fundamentam. Mediante uma “escavação” nas obras que influenciaram o pensamento freiriano, é possível o aprofundamento das discussões acerca de sua teoria e reinventá-la diante de problemas concretos. Como exemplo, políticas educacionais que viabilizem a inserção de estudantes na educação básica e aproximação com o conhecimento através da qualidade do ensino e evasão escolar. Com isso é possível contribuir para um movimento de reinvenção do pensamento e da obra de Paulo Freire, face às demandas da contemporaneidade. A pesquisa apresenta resultados parciais no que tange à investigação bibliográfica, pois requer, além do estudo aprofundado acerca do conceito de participação e sua aplicação na obra de Paulo Freire, um estudo bibliográfico acerca de todos os teóricos que o influenciaram nessa perspectiva.
Palavras-chave: Paulo Freire, Pedagogia, Participação