ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA, UMA HISTÓRIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ÁREA RURAL (FARROUPILHA/RS, DÉCADAS DE 1960 E 1970)

Autor(es): Carla Antônia Peroni
Orientador: Terciane Ângela Luchese
Quantidade de visulizações: 561

ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA, UMA HISTÓRIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ÁREA RURAL (FARROUPILHA/RS
O intuito deste artigo é analisar nuances das práticas de educação escolar e não escolar de uma família composta por filhas mulheres no interior do município de Farroupilha/RS entre as décadas de 1960 e 1970. Para a análise foram mobilizadas autoras como Belusso (2020), Fernandes (2015) e Piletti (2018).  Com relação aos documentos analisados podemos mencionar aqueles do arquivo da Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha, além de livros, cadernos, provas e fotos presentes no arquivo da Casa De Bona. Este artigo apresenta algumas evidências sobre a história da família e a comunidade em que está inserida, situa a história da escola Albertina Cibelli, espaço escolar frequentado pelas crianças, além da análise de três entrevistas das irmãs. Como resultados observou-se que mesmo a educação escolar sendo restrita ou simples foi de extrema importância para ambas, possibilitando conhecimentos básicos valorizados por todas como: ler, escrever, contar, noções básicas apreendidas e que permaneceram como importantes para a convivência social e cultural. A preparação para a vida de trabalho e doméstica mostrou-se também muito valorizada, aprender como trabalhar a terra, cuidar dos animais, cozinhar, cuidar da casa, rezar, mesmo com dificuldades foi necessário para sua preparação para a vida adulta.

Palavras-chave: história da educação, Farroupilha, práticas educativas