Aula como ensaio: Escrimagem

Autor(es): Darlan Gebing Scheid
Orientador: Sonia Regina da Luz Matos
Quantidade de visulizações: 514

A pesquisa Aula como Ensaio iniciou em 2015, em sua primeira fase com o foco no PIBID- Pedagogia/UCS e se ampliou até uma segunda fase iniciada em maio de 2020, que estendeu-se a investigação ao Projeto Institucional do PIBID-UCS, que resultou nos tipos de atividades propostas dos subprojetos dos Cursos de Licenciaturas envolvidos pela Filosofia da Educação da Diferença, no Edital 2018-2019. Desta experiência e dos resultados das duas fases anteriores, estamos encerrando o Projeto nesta terceira fase, em meio a pandemia da Covid-19, fazendo alterar nosso rumo de pesquisa para o espaço virtual Google Meet. Diante deste singular desafio, decidimos elaborar o espaço de pesquisa da aula como ensaio (DELEUZE, 2004), com o objetivo de criar e elaborar protocolos de experiência gerados a partir de encontros pelo Meet. Para expandir a aula como ensaio numa experimentação no espaço virtual oferecemos um curso de extensão universitária - UCS Comunidade (2020/4), denominado como Ateliê: Aula como ensaio: Escricolagem, envolvendo os cursos de licenciaturas e comunidade em geral, como: artistas, professores, acadêmicos do Programa de Pós-Graduação da UCS. A operacionalização conceitual e metodológica desta contribuição na fase final da pesquisa estão nos protocolos de organização e de experiência, retirados do filósofo Deleuze e do psicanalista Guattari (2012a). Queremos destacar que o protocolo de organização e de experiência da aula de Escricolagem foram criados pelo bolsista de iniciação científica desta pesquisa que faz parte do Curso de Licenciatura de Artes Visuais, junto com a escrita e a imagem (MATOS, 2021), que são dois dos elementos que fazem parte da aula que ensaia, e que gerou o curso de Escricolagem. Os participantes do curso foram problematizados pelo protocolo de organização de uma receita literária que se fez entre: arte Dadaísta e escrita por meio de imagem (Escricolagem).  Como resultado da pesquisa temos 6 experimentações de  protocolos de experiência dos participantes do curso que estão disponíveis em duas dimensões, uma de popularização no Instagram @escricolagem, outra para evento acadêmico científico do PPGedu/UCS, o Congresso Discente de Educação (CEDU 2021/4) e em formato de artigo para periódico científico. Afetado pelos resultados desta pesquisa, o pesquisador de iniciação científica dará continuidade nos protocolos de experiência para bolsa do CNPq 2021-2022.

Palavras-chave: aula, diferença, imagem