Aula como ensaio e gesto profissional Pibid-UCS

Autor(es): Darlan Gebing Scheid
Orientador: Sonia Regina da Luz Matos
Quantidade de visulizações: 714

AULA COMO ENSAIO E GESTO PROFISSIONAL PIBID-UCS
A presente pesquisa Aula como Ensaio (2015), em sua primeira fase, trata do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade de Caxias do Sul (UCS) através do Edital 2018/2019. Trata-se de uma pesquisa documental qualitativa e quantitativa com uma abordagem analítica. Os objetivos se constituíram a partir de dois modos: Identificar e selecionar o acervo da secretaria do Pibid UCS e analisar e identificar metodologicamente as regularidades (sendo que esses dois modos da pesquisa foram produzidos pelo bolsista desta pesquisa) durante o contato dos materiais deste acervo. Quanto às análises de dados quantitativos, se deram através de aproximadamente 34 documentos institucionais disponibilizados pelo acervo da secretaria do Pibid UCS, e qualitativos que consiste nas análises das atividades registradas nos Blogs dos subprojetos, Seminários Institucionais e E-book. Constata-se que a Universidade de Caxias do Sul, pelo Projeto Pibid/UCS vem produzindo conhecimento da formação inicial e continuada da docência, por meio da relação entre universidade e escola que envolve os pibidianos, professore supervisores, coordenadores de núcleo e subprojetos e os alunos da rede pública de ensino. Como categoria final das analises retirada a partir das regularidades das atividades por subprojetos e núcleos, têm-se as seguintes atividades das áreas: de Matemática, Física, Química e Biologia desenvolveram atividades laboratoriais para experimentos práticos de cada curso e ampliação dos conteúdos; os subprojetos de história, filosofia e educação física propuseram oficinas e espaços de diálogo promovendo autonomia e trabalho em equipe; os subprojetos de Artes Visuais, Letras Inglês, Letras Português e Música trabalharam com diferentes investigações das linguagens, não foi possível encontrar regularidade entre as atividades dos cursos, porém detectou-se um questionamento diante da leitura de mundo dos estudantes propondo formas diversificadas no trabalho dos conteúdos escolares; o subprojeto de pedagogia desenvolveu atividades junto com toda a comunidade escolar, participando de feira do livro, mostras escolares e desenvolvendo práticas pedagógicas de alfabetização para as séries iniciais. Essa mesma pesquisa entra numa segunda fase sobre o foco do gesto profissional pibidianos/UCS, considerando essas atividades.

Palavras-chave: Aula, Pibid, Professor