Hospitalidade e acolhimento sob a ótica do licenciando em Letras e aproximações com sua formação e atuação na área.

Autor(es): Frederico Augusto Picolotto Viana , Marcia Maria Cappellano dos Santos (Coorientadora),
Orientador: Luciane Todeschini Ferreira
Quantidade de visulizações: 702

Hospitalidade e educação: ótica do licenciando/Letras na sua formação e atuação
O presente projeto objetiva identificar, junto a acadêmicos de licenciatura em Letras (formação inicial), compreensões sobre hospitalidade/acolhimento, para estabelecer relações entre esses entendimentos e formação e atuação docentes. Hospitalidade/acolhimento, na perspectiva teórica adotada, caracteriza-se como fenômeno relacional, que se instaura no espaço entre sujeitos singulares e/ou coletivos que se alternam nos polos da relação. (PERAZZOLO, PEREIRA, SANTOS, FERREIRA, 2014). A hospitalidade implica conhecer e, portanto, relaciona-se a processos de ensino e aprendizagem. No quadro teórico assim apresentado, a hospitalidade entrelaça-se a perspectivas educacionais, possibilitando, dessa forma, uma triangulação entre educação, hospitalidade e a formação inicial docente. A pesquisa, de caráter qualitativo e de abordagem hermenêutica, prevê, como técnica de pesquisa, a aplicação de entrevista semiestruturada que será realizada na modalidade à distância, de forma síncrona, no período de agosto de 2020, a partir da disponibilidade já manifesta de acadêmicos de Letras de uma instituição de Ensino Superior. As entrevistas serão gravadas, conforme definido no Termo de Consentimento Livre Esclarecido apresentado aos sujeitos participantes. A etapa de compilação dos dados e a análise dos resultados tem previsão para setembro. Dentre as etapas já desenvolvidas, apresentam-se os resultados de mapeamento do estado atual do conhecimento sobre “hospitalidade e formação inicial de professores”, realizado na base “Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD)” e na base “SciELO”, contemplando o período de 2010 a 2020. Não há incidências de publicações que estabeleçam relação entre “hospitalidade e formação inicial de professores”. Quando a busca é realizada sem o uso de aspas, surgem trabalhos envolvendo, na sua maioria, temáticas da área da saúde. Algumas publicações da área de educação direcionam-se para os estágios supervisionados ou para os primeiros anos de atuação do professor já formado. A ausência de estudos que colocam a hospitalidade como cerne do ensino justifica a necessidade de aprofundamento da temática. A presente pesquisa faz parte do projeto Educação, Hospitalidade e Turismo: estudos sobre eixos constitutivos do desenvolvimento turístico, que tem como objetivo geral identificar as crenças, valores, saberes e mecanismos de transmissão de comunidade sobre desenvolvimento turístico, nas percepções de seus integrantes representativos.

Palavras-chave: Hospitalidade/Acolhimento, Letras, Formação