Mostra virtual contou com 225 trabalhos inscritos, nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências da Vida e Ciências Exatas. Programação também teve oficina de produção acadêmica em língua inglesa e mesa-redonda com o compartilhamento de trajetórias de sucesso profissional de egressos.
Em sua 28ª edição, o Encontro de Jovens Pesquisadores se encerrou na quinta-feira, 8 de outubro, com o anúncio dos trabalhos destaque entre 225 inscritos (74 da área de Ciências Humanas e Sociais; 88 de Ciências da Vida; e 63 de Ciências Exatas). Neste ano, o evento foi realizado de forma totalmente virtual, junto à X Mostra Acadêmica de Inovação e Tecnologia. Iniciada na quarta-feira, dia 7, a programação reuniu alunos universitários e de Ensino Médio que desempenham atividades de iniciação científica e tecnológica.
A realização anual congrega estudantes envolvidos em atividades de iniciação científica e tecnológica (bolsistas das modalidades BIC/UCS, PIBIC/CNPq, PIBIT/CNPq, PIBIC-EM/CNPq, PROBIC/FAPERGS, PROBIT/FAPERGS e BIT/Inovação, estagiários com incentivo de empresas ou com dedicação voluntária) que, juntamente com seus orientadores, apresentam e discutem os resultados das suas pesquisas. Na organização, articulam-se Graduação e Pós-Graduação, com a participação de pesquisadores e alunos.
O movimento no Campus-Sede gerado pelas divulgações e pela exposição de pôsteres foi substituído pela interação on-line, e a tradicional apresentação dos trabalhos ganhou espaço em salas virtuais, ocupadas pelos estudantes, orientadores e avaliadores. A programação também contou com oficina sobre ferramentas on-line para escrita acadêmica em língua inglesa e uma mesa-redonda que compartilhou vivências de egressos e suas trajetórias de sucesso da iniciação científica e tecnológica ao mercado de trabalho.
CONFIRA A MATÉRIA COMPLETA